sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Filosofia e a problemática do Homem


Os problemas que o homem enfrenta no transcurso da vida


O ser humano se diferencia dos animais irracionais por diversas formas. Uma delas é a maneira com que ele trata as questões relacionadas com a busca de soluções aos seus problemas do dia-a-dia.

No cotidiano todo homem conta com o "auxilio" de sua filosofia de vida para ajudar nestas resoluções.

Mas nem sempre somente a filosofia de vida consegue saciar o Homem que a pratica. Este mecanismo de compreensão, oferecido por esta particular filosofia, não exige deste indivíduo um processo de reflexão mais aprofundado que contenha de alguma forma elementos frutos de uma criticidade, mesmo que o oriente na realização de determinada ação.

A partir do momento em que o homem se depara com um determinado problema e que não o consegue resolver apenas pelo seu modo natural de se orientar, ele dependerá e desenvolverá um outro organismo que o ajudará nesta empreitada.

Começa-se então a perguntar : qual a razão deste problema, de onde e por que ele apareceu e como fazer para eliminá-lo.

Na ocasião em que o individuo faz estas perguntas, automaticamente sai do campo do senso comum e passa a mergulhar no mar da reflexão.

O efeito desta reflexão é uma conclusão fundada e embasada em determinadas normas que servirá de facilitador para que o referido problema seja desenvolvido. Todo este processo de sistematização, acima mencionado indica que o individuo deixou seu modo singular de pensar e agir e filiou-se a um modo universal de refletir, com isso, passa a filosofar, a desenvolver o seu senso crítico e sistemático de encarar e resolver seus problemas do dia a dia.

Pense sempre, nao aceite a vida como ela é!!!!


Abraços do amigo;


João Campestre